O que o MEC diz sobre o EAD?

Primeiro, entenda que o EAD (ensino à distância) é um modelo educacional onde alunos e professores de uma instituição de ensino realizam o processo de aprendizado através de ferramentas tecnológicas que permitem que a aula seja realizada em forma de vídeo, sem a necessidade da presença física de ambos no mesmo espaço.

Essa forma de ensino tem crescimento cada dia mais em todo o mundo. Com as novas tecnologias, surgiu a possibilidade de realizar cursos de graduação, entre outros tipos, de forma remota.

Essa modalidade é considerada válida pelo MEC, porém deve seguir certos critérios para que o curso e o diploma sejam realmente válidos e aceitos no mercado.

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o EAD foi regularizado pelo órgão lá em 1996, mas em 2005 o decreto 5.622 atualizou o assunto, exigindo políticas que garantam a qualidade nos cursos providos nesse modelo para serem aceitos.

Assim sendo, conforme o artigo 80 da lei 9.394/96 (LDB), as instituições que desejam oferecer cursos no modelo de ensino à distância devem solicitar uma análise da instituição, de seus recursos e de grade de disciplinas para ser credenciado junto à União e aceito como um curso válido.

 

Benefícios do EAD

Essa modalidade facilita muito a vida de quem trabalha e possui outras obrigações em seu cotidiano. Por poder ser realizado de qualquer lugar com acesso à internet, o EAD funciona como uma solução para grande parte da população brasileira que deseja se atualizar no mercado de trabalho.

O EAD permite mais flexibilidade para alunos que desejam se profissionalizar, além de oferecer outros benefícios como um custo inferior do que no modelo presencial, além da economia de dinheiro e tempo na locomoção até uma instituição física de ensino.

Ao escolher uma instituição de ensino de qualidade, o curso se torna uma ótima saída para que as pessoas de dediquem ao aperfeiçoamento profissional de uma forma muito mais acessível e prática.

As instituições devem oferecer um ambiente virtual (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que colabore com os estudos e forneça as ferramentas ideais para que os alunos aprendam tudo sobre os conteúdos propostos.

Outro benefício importante que devemos destacar é que o diploma de cursos realizados através do modelo EAD possuem o mesmo valor que os diplomas de cursos realizados em instituições tradicionais, o que permite competitividade no mercado e a possibilidade de prestar concursos públicos que exigem diploma de nível superior.

 

A importância de cursos EAD reconhecidos pelo MEC

Como explicamos acima, o diploma de cursos EAD são aceitos no mercado de trabalho, mas para isso, é importante saber se a instituição escolhida realmente está operando com a autorização do ensino à distância, já que esse detalhe faz toda a diferença.

Conheça tudo sobre essa ótima oportunidade no site da DRM Educação.

DRM Educação: mais que sistema, seu ecossistema