O que é uma plataforma EAD 360 graus?

As plataformas EAD 360º têm como objetivo oferecer atendimento às instituições de ensino em todas as esferas. Assim, desde a divulgação dos cursos até os controles acadêmicos, esses ecossistemas na área de tecnologia são capazes de oferecer todos os serviços necessários para escolas, faculdades e outros espaços educacionais.

Ao longo deste artigo, estas plataformas serão comentadas em maiores detalhes, assim como o conceito de 360º. Se você quer saber mais sobre isso, continue a leitura.

O que é o 360º?

O mercado de Software as a Service (em tradução livre, software como um serviço), busca agregar o máximo de funcionalidades para os seus produtos, garantindo abrangência e um raio de atuação maior. Isso pode ser exemplificado pelo que aconteceu com os sistemas ERP.

Se antes estes sistemas eram voltados para funções específicas, como a emissão de folhas de pagamento, na atualidade as suas funcionalidades foram expandidas, de modo que as necessidades dos contratantes são devidamente supridas pelo uso.

Logo, os ERPs passaram a incorporar controles contábeis, logísticos e de vários outros setores empresariais, garantindo integração e dando origem ao conceito de 360º, que foi percebido pelo mercado das edtechs como uma nova solução para a educação.

Então, a partir disso surgiram as plataformas EAD 360º. Elas oferecem sistemas voltados para a gestão acadêmica, entre outras funcionalidades. Além disso, em razão de seu crescimento, atualmente existem softwares dessa natureza que são open source e constroem os seus próprios AVAs (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

 

O que é uma plataforma EAD 360º?

Portanto, uma plataforma EAD 360º pode ser compreendida como um software que atende a todas as demandas de uma instituição de ensino, cobrindo aspectos como:

• Divulgação dos cursos em lojas de e-commerce;
• Emissão de certificados;
• Controles acadêmicos;
• Controles financeiros;
• Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).
• Ambientes de conteúdo didático.

Levando em consideração o contexto de pandemia e a necessidade de soluções que contornassem os entraves gerados pelo distanciamento social, as plataformas EAD 360º acabaram se popularizando por solucionar os problemas encontrados pelas instituições de ensino, em especial quando se fala sobre o nível superior.

 

Quais são as principais vantagens de adotar uma plataforma EAD 360º?

O mercado se torna mais competitivo a cada ano. Desse modo, as empresas precisam se concentrar naquilo que seria o seu core business para conseguir um diferencial competitivo e se destacar em relação à concorrência.

Quando se fala sobre espaços como as instituições de ensino, é interessante destacar que este foco deve recair sobre a conquista e a manutenção dos estudantes. Logo, os esforços empregados em outras atividades, consideradas menos urgentes, podem ser terceirizados.

Portanto, as plataformas EAD 360º são soluções que vão de encontro a esta ideia. A partir do seu uso, a instituição pode delegar uma série de funções que consumiriam o seu tempo e automatizar uma série de processos internos.

Estas plataformas oferecem um ambiente personalizável e geram uma economia significativa com a folha de pagamento, bem como com outros custos operacionais voltados para o desenvolvimento e a manutenção.

Logo, se torna possível reverter o dinheiro economizado para o core business e também investir em outros aspectos que podem ajudar na conquista de estudantes, com o marketing digital. Este saldo também pode ser direcionado para estratégias de retenção, como o investimento em tutorias online.

Então, uma vez que os focos da instituição de ensino se tornam mais bem definidos a partir do uso de um sistema 360º, ela acaba conquistando um diferencial competitivo e se destacando no mercado devido ao tempo e ao dinheiro que sobram para o investimento na inovação.

Além disso, é fundamental destacar que caso a plataforma EAD 360º seja realmente eficiente, ela acabará favorecendo a captação de alunos, visto que será atrativa para o público.

 

Dicas para escolher uma boa plataforma EAD 360º

Existem alguns aspectos que precisam ser observados com atenção para a escolha de uma plataforma EAD 360º, visto que eles serão capazes de garantir a eficiência do sistema e os benefícios descritos.

1) Selecione uma plataforma com suporte para teleaulas síncronas
Embora o contexto educacional esteja retornando às suas atividades normais após a vacina da Covid-19, uma plataforma com suporte para teleaulas síncronas ainda é bastante importante. A DRM possui um recurso para aulas ao vivo, capaz de oferecer recursos como:
• Gravação de aulas na nuvem;
• Sistema de moderação e mediação piramidal;
• Interatividade controlada;
• Enquete ao vivo

2) Prefira as plataformas com responsividade para dispositivos móveis
Os dispositivos móveis cresceram bastante no gosto dos usuários e atualmente cerca de 82% das pessoas que fazem uso de tecnologias de informação e comunicação usam estes suportes prioritariamente no seu dia-a-dia.

Assim, é interessante dar preferência para uma plataforma EAD 360º que conte com responsividade para smartphones e tablets, garantindo a facilidade de acesso e integração na rotina dos alunos.

3) Escolha uma plataforma integrada com um e-commerce
Uma plataforma EAD 360º precisa ter sustentabilidade do ponto de vista financeiro e econômico. Desse modo, a integração com um e-commerce é fundamental para facilitar pagamentos, vendas e cobranças. A DRM possui um e-commerce integrado com o sistema de conteúdo e financeiro, facilitando e simplificando a gestão e atualização de seu catálogo online.

4) Suporte para a integração com sistemas de gestão escolar ou acadêmica
Os sistemas de gestão escolar e acadêmica têm como objetivo concentrar os dados e as principais informações a respeito das atividades realizadas pelos alunos. Desse modo, a sua integração a uma plataforma EAD 360º faz com que os estudantes tenham mais autonomia para questões como a consulta das suas notas e do seu histórico.

5) Selecione uma plataforma EAD 360º com um bom suporte técnico
É interessante selecionar uma plataforma 360º que conte com um suporte técnico de qualidade. Uma excelente forma de descobrir esta informação é observar os feedbacks dados por clientes, especialmente aqueles que já são mais antigos.

O suporte é fundamental para que os problemas sejam resolvidos com agilidade e, portanto, deve ser uma das maiores preocupações de quem está pensando em migrar para este tipo de software.

Falhas inesperadas podem gerar a interrupção dos serviços em momentos cruciais para os alunos, o que acarreta em prejuízos para a instituição de ensino. Então, o suporte é essencial para que as operações da instituição de ensino estejam mais protegidas.

Acesse o nosso site para saber como podemos revolucionar sua instituição de ensino.

DRM Educação: mais que sistema, seu ecossistema