A pirataria é uma das realidades quase inevitáveis — da distribuição digital e da Internet. Qualquer mídia que você compartilha online, como textos, imagens, áudio, vídeo, etc. corre o risco de ser copiada e reutilizada sem a sua permissão.
A cópia pode acontecer através de Plugins que facilitam o trabalho do usuário em promover o download dos vídeos de forma automatizada e no caso de conteúdos com direitos autorais, até de forma ilegal.
Existem outras formas de se “baixar” ou “copiar” um vídeo na internet, como softwares de capturas de tela ou até soluções mais grotescas como uma simples filmagem da tela com a câmera de um simples celular.
Assim vimos que quando se trata de vídeos online, há diversas formas de copiar o arquivo de vídeo transmitido por meio da internet. Não há nenhuma maneira garantida de impedir isso, mas há maneiras de reduzir os riscos e medidas que você pode tomar.
A DRM trabalha de forma integrada com os principais players do mercado de forma a oferecer a melhor experiência ao usuário e usufruir dos recursos antipirataria oferecidos pelos sistemas de streaming de vídeos.
A plataforma da DRM garante sessão de usuário com controle de acesso não simultâneo com área restrita e controle de sessão por hash MD5 e um token. Mas isso não impede que uma pessoa compre um determinado curso e ao acessar o mesmo busque baixar este conteúdo e redistribuí-lo adiante.
O Vimeo possui em seus planos Pro a possibilidade de limitar o embed do vídeo em outros sites, restringindo o acesso a partir do domínio que você escolher e isso será tratado em nossa plataforma em nossa integração com esta solução.
Todavia, existem plugins nos navegadores que se especializaram em quebrar esta segurança simplesmente desviando este arquivo para download não respeitando a configuração efetuada em sua conta de hospedagem de vídeos.
Você já conhece a plataforma DRM Educação, mas conhece o DRM – Digital Rights Management que é outro assunto?
Neste cenário outras soluções que incorporem o Gerenciamento de Direitos Autorais ou em inglês DRM (Digital Rights Management) podem oferecer ferramentas adicionais que limitem ainda mais estas ações. É o caso do serviço da Video Cipher (https://www.vdocipher.com/) que juntamente com seu serviço de streaming traz uma série de configurações incorporando o serviço DRM e assim evitando que o usuário consiga baixar os vídeos de um curso. Este site oferece um plano gratuito até 5GB de armazenamento e um custo acessível anual para quem deseja dificultar a vida de quem busca um caminho fácil para compartilhar seus conteúdos. Uma vez que tenha feito o upload de seus vídeos nesta solução, conte com nossa equipe de suporte para aprender a configurar de forma simples e rápida e em seguida incorporar seus vídeos em nossa Fábrica de Cursos. Tudo isso pode ser feito por um usuário não avançado de informática em poucos minutos.
Mas e aquela situação de se filmar a tela? Neste caso a DRM implementou uma solução que inclui sobre o vídeo em execução o CPF do usuário que efetuou a compra do curso além de guardar o ip deste mesmo comprador. Desta forma é possível saber no caso de um vazamento do material que o mesmo teria ocorrido a partir de um usuário específico e eventualmente buscar responsabilizá-lo pelo ato.
A DRM possui inúmeros parceiros de conteúdo que licenciam seus cursos às faculdades, universidades e demais instituições de ensino. Neste caso estes parceiros possuem seus conteúdos devidamente registrados na Biblioteca Nacional além de se resguardarem contratualmente com os atores e autores durante a produção, o que traz tranquilidade à Instituição de Ensino de estar utilizando conteúdo de excelentes fornecedores e parceiros da DRM. Quer conhecer o catálogo que disponibilizamos através de nossos parceiros? Acesse https://catalogo.drmeducacao.com.br