Gigantes da internet debatem na feira do empreendedor como um novo layout para lan houses pode gerar novas oportunidades de negócios

Gigantes da internet debatem na feira do empreendedor como um novo  layout para lan houses pode gerar novas oportunidades de negóciosCom o apoio do Sebrae/BA, grandes empresas do mercado de internet como Microsoft, VostuPag, BoaCompra, PayMentez, CDI Lan, Dr.Micro, WebAula, Itautec e NexCafé, debatem em Salvador/BA, no dia 05 de outubro, quarta-feira, das 18h30 às 22h, no Centro de Convenções, em plena Feira do Empreendedor, novos conceitos de layout para as lan houses ampliarem e diversificarem seus negócios, tornando-se verdadeiros centros de conveniência digital. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser realizadas na web através do endereço tinyurl.com/bplanhousesba

O evento faz parte do Circuito Nacional de Bate Papo com Lan Houses, que chega agora a capital baiana depois de passar por Campinas/SP, Goiânia/GO, Maceió/AL, João Pessoa/PB, Belém/PA, Florianópolis/SC e Recife/PE, disseminando conhecimento e incentivando a interação entre os empreendedores locais. Na pauta das discussões novos modelos de negócios sempre com apoio de patrocinadores, que proporcionam aos donos de lan houses, aumento de lucratividade com um leque maior de produtos e serviços oferecidos à sociedade.

Novos Layouts / Novos Negócios

De um simples ponto de acesso a internet, as lan houses se tornarão em centros de conveniência digital com a oferta de novos produtos e serviços, como por exemplo créditos para jogos, conteúdos digitais e e-commerce. Elas podem atuar também como correspondentes bancárias, assim como as lotéricas. Ser uma revenda de computadores e periféricos é outra opção, além de agregar ao ponto negócios como ensino a distância, revistaria, tabacaria, lanchonete e até papelaria.

Esta reinvenção das Lan House passa hoje pela concepção do negócio e consequentemente os seus layouts, atualmente, em sua maioria, escuros, inseguros e desorganizados. Totalmente desapropriados para os consumidores dos produtos e serviços citados acima.

A arquiteta Christiana Matos apresenta exclusivamente para o circuito de Bate Papo com Lan Houses, cinco opções de layouts visando estas novas oportunidades. As maquetes estão disponíveis em vídeo publicado no Youtube no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=gnhfCZBq9Ag

Segundo ela o mais importante deste projeto é o entendimento da mudança de hábito dos usuários das lans e as possibilidades encontradas com o mesmo imobiliário, o que demonstra a não obrigatoriedade de realizar muitos investimentos, mas sim de pensar diferente para novos conceitos e organizações, otimizando o mesmo espaço.

É de olho nesta reconfiguração das lan houses que os gigantes da internet vêem a oportunidade de crescimento nas classes C, D e E, responsáveis por 52,8% da população que acessa a internet no Brasil hoje. São estas classes mais populares responsáveis também pela liderança das lan houses no percentual de conexões a internet no País. São 28% do total, igualados pelos números crescentes de acessos feitos em casa, seguidos pela casa de parentes ou amigos (22%), trabalho (13%), escola (12%) e acesso móvel (11%). Existem também pontos de conexões gratuitos, que são responsáveis por 7% de todas as conexões.

Neste cenário, as novidades destacadas no “Bate Papo com Lan Houses”, vão proporcionar as pessoas das classes C, D e E, que não conseguem beneficiar-se das ofertas e experiências exclusivas da web por não terem cartão de crédito, realizar compras, pagamentos e aquisição de créditos e bens, diretamente nas lan houses. Estas, por consequência, ampliarão seus lucros.

 

Social Games 

Por meio de pagamentos digitais, as lan houses terão a oportunidade também de oferecer aos seus usuários, a mesma praticidade e segurança em transações comerciais realizadas no computador de casa. Um exemplo é o acesso aos “Social Games”, outro tema do debate.

Só em 2010 estes jogos movimentaram mais de R$ 200  milhões no Brasil. A pergunta é: as lan houses podem abocanhar seu pedaço deste bolo crescente? Os debatedores representantes das empresas de crédito irão esclarecer.

De acordo com Juan Franco, CEO e fundador da Mentez, os social games já contam com uma audiência de 35 milhões de brasileiros, sendo 47% dessa base nacional formada por usuários pagantes.

Projeto de lei regulamenta lan houses como Centros de Inclusão Digital (CID)

O papel estratégico das lan houses na inclusão digital do Brasil já é tema de novo projeto de lei, que regulamenta estes estabelecimentos como centros de inclusão digital, viabilizando que cada empresário do ramo construa o seu centro de multiserviços como por exemplo: e-learning, jogos, e-gov, correspondente bancário, revenda de microcomputador, VOIP, e-commerce, centro de cultura, encaminhamento profissional e muitas outras alternativas.

Hoje, as lan houses já servem como ponto de conveniência e central de oportunidades e serviços nas comunidades. A partir deste projeto de lei, ampliam-se as possibilidades e modelos de negócios, principalmente em parceria com os governos em serviços de e-gov, o que pode proporcionar muita lucratividade para estes empreendimentos. Eles poderão por exemplo, funcionar legalmente como pontos de pagamentos, assim como as casas lotéricas.

Entidades Apoiadoras do Bate Papo com Lan Houses:

CDL Goiânia, Comitê para a Democratização da Internet (CDI Ong), Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Associação Alagoana de Centros de Inclusão Digital (Aalcid), Centros de Inclusão Digital do Estado de São Paulo (Cidesp), Associação Paraense de Centros de Inclusão Digital (Apacid), Associação Pernambucana de Centros de Inclusão Digital (Apecid), Associação das Lan Houses de Minas Gerais (Almig), Associação das Lan Houses de Goiás (Algo), Associação Amazonense de Centros de Inclusão Digital (AACID), FGV Direito Rio, Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid).

O QUE MUDA

  COMO ERA COMO FICA
LAN HOUSES Somente com oferta de acesso a internet Transforma-se em (CID) com oferta de multiserviços a depender da demanda local da comunidade.
CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL (CID) Laboratórios de informática oferecidos pelo governo em algumas comunidades. Através do novo projeto de lei as Lan Houses poderão funcionar legalmente como CID com ofertas de serviços a comunidade local em parceria com empresas de tecnologia
 

Serviço:

O Quê: Bate-papo com lan houses: www.bplanhouses.wordpress.com

Quando: 05 de outubro de 2011

Horário: das 18h30h às 22h

Onde: Centro de Convenções – Av. Simon Bolivar, s/nº – Jardim Armação Salvador/BA

 

O QUE OFERECEM AS GIGANTES DA INTERNET

Microsoft Microsoft Clube Digital

Licenças da microsoft com preços reduzidos para lan houses mais programa de capacitação e educação.

http://www.icafegsk.com/pt-BR/

 

VostuPag

Venda de créditos para serviços e produtos na internet como os Social Games

https://vostupag.com/

PayMentez

Venda de créditos para serviços e produtos na internet como os Social Games

https://secure.paymentez.com/

BoaCompra Uol

Venda de créditos para serviços e produtos na internet como os Social Games

http://www.boacompra.com/index.php

CDI Lan – CorBan

Programa para lan houses e centros de inclusão digital realizarem a inclusão financeiras das comunidades através do Correspondente Bancário do CDI Lan.

http://cdilan.com.br/profiles/blogs/seja-um-correspondente

Itautec/ Itautec Net

A Itautec possui programas de financiamento e revendedores Lan Houses certificados da IatuTec

Preços especiais para Lan Houses na compra de nets, notes e desktops.

O Itautec Net é um canal de vendas projetado para quem entende de tecnologia e quer ter uma renda extra sem ter que investir nenhum centavo. É só oferecer computadores Itautec para sua rede de contatos e você receberá um percentual por cada compra finalizada.

http://www.itautec.com.br/

http://www.itautecnet.com.br/default.aspx

WebAula

A webAula S/A é pioneira no segmento de e-Learning no país e, atualmente, possui o maior player nacional. Destaca-se pela qualidade na produção e implementação de cursos on-line e pelo uso de alta tecnologia. Resultado de uma joit venture entre as empresas Zargon e Poliedro, a empresa desenvolve soluções completas e flexíveis para educação a distância, aliando tecnologia, conteúdo e gestão.

http://www.webaula.com.br/

Dr. Micro

Referencia nacional em desenvolvimento para o mercado de ensino em informática.

http://www.drmicro.com.br/

 

NexCafé

O NexCafé é um software gratuito de tarifação, gerenciamento e segurança de lan-house e cyber cafés. Fácil de usar e com todos os recursos que a lan-house precisa. Hoje está presente em mais de 5,5 mil lojas no Brasil.

http://www.nexcafe.com.br/

APOIO

Sebrae

Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas

www.sebrae.com.br

Jornalista Responsável:

Ary Filgueiras MTB (9871)

ary@businesspress.com.br 

@aryfilgueiras

Porto Alegre

TIM – 51 8134 0206

Florianópolis

48 3365 8160

www.businesspress.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *