Fábrica de cursos: saiba como criar aulas com recursos de múltiplas mídias

Bons professores sabem que para criar uma aula é necessário, antes de tudo, um planejamento. Nessa preparação, é preciso definir qual o conteúdo que será transmitido aos os alunos, como será apresentado esse conteúdo e as expectativas em relação ao aprendizado dos estudantes.

Para transmitir esses conhecimentos, existem várias ferramentas de ensino que podem auxiliar o professor. O professor deve pesquisar, inicialmente, diferentes possibilidades para guiar o processo de aprendizagem em sala de aula. Uma das mais utilizadas, porém, é o multimídia.

 

Como o próprio nome diz, multimídia é uma plataforma que apresenta conteúdo em diferentes mídias, como por exemplo, vídeos, áudios, gráficos e textos.

Esse formato facilita o processo de ensino-aprendizagem, pois consegue que os alunos tenham um aproveitamento do ensino de variadas formas. Por exemplo, existem alguns estudantes que conseguem aprender melhor lendo, outros ouvindo e inclusive aqueles que conseguem aprender vendo. O multimídia atinge os alunos que tem características diferentes em apenas um formato. Tudo em um ambiente colaborativo que permite a instituição de ensino monetizar os conteúdos como Editora em nosso Ecossistema.

Assista uma aula interativa e entenda o sucesso deste formato que utilizam este recurso: https://catalogo.drmeducacao.com.br

 

Dicas para uso do multimídia para as aulas

Algumas dicas são essenciais e podem ser utilizadas, independente da plataforma escolhida para a aula multimídia. A primeira delas é manter um padrão de apresentação do início ao fim da aula. Isso faz com que a aula tenha uma identidade visual e auxilia na fixação do conteúdo por parte dos alunos.

Um modelo mais clean, ou seja, mais limpo sem muitos recursos, efeitos e principalmente textos misturados com imagens, também torna a aula visualmente mais agradável e mais fácil de ser compreendida.

Para utilizar recursos como vídeos, por exemplo, o ideal é baixá-lo no computador e inserir o vídeo na apresentação. Dessa forma, ele rodará sem travar e sem depender da conexão da internet no momento da apresentação.

Ao definir as fontes e as transições, o professor deve estar atento para não exceder o limite do aceitável. O importante é que a aula seja compreendida, fácil de ser visualizada e sem elementos que possam causar distração dos alunos.

A DRM Educação tem um recurso chamado Fábrica de cursos, onde o professor pode criar aulas interativas, onde o aluno é guiado pela apresentação, criando uma ancoragem muito forte em cada assunto abordado. Ao final da aula, o professor pode ainda anexar materiais de apoio, vídeos e enquetes para fixar o conhecimento adquirido.

Quer conhecer um pouco mais sobre este e outros recursos importantes para revolucionar sua instituição? Acesse nosso site!

DRM Educação: mais que sistema, seu ecossistema