CUFA lança projeto educacional para as Favelas

Milhares de moradores de comunidades em todo o país poderão concluir o Ensino Médio através de projeto pioneiro que está sendo lançado pela CUFA – Central Única das Favelas, em parceria com a Eschola.com – especializada em educação à distância – e a agência de publicidade BINDER.

A Eschola.com, parceira do projeto é cliente da Dr. Micro na área de cursos profissionalizantes. Jefferson Dousseau, diretor executivo da Dr. Micro parabeniza a iniciativa de seu cliente e salienta que atualmente mais de 75% dos jovens no Brasil trabalham para comporem renda familiar, o que colabora com a evasão no ensino médio, assim iniciativas como esta podem gerar grande impacto positivo na sociedade.

A constatação de que existem milhões de brasileiros que abandonaram os estudos e não completaram o Ensino Médio foi a grande motivação para o projeto.

A taxa de evasão no Ensino médio está em mais de 10% ao ano, ou seja, mais de 1 milhão de alunos abandonam essa fase a cada ano. Conforme argumenta o diretor da Eschola.com, Paulo Milet, existem projetos de governos e organizações preocupados em como evitar a evasão, mas não existem projetos de recuperação de evasão (dropout recovery) como em outros países. O uso da tecnologia tornou viáveis projetos desse tipo, explica Milet.

– “Dados do DataFavela mostram que existem 12 milhões de moradores em comunidades em todo o Brasil e um percentual expressivo deles pode se beneficiar do projeto”, diz Celso Athayde, que fundou a CUFA juntamente com MV Bill – “Se bem aproveitada a oportunidade, esses brasileiros, maiores de idade, poderão dar uma guinada em suas vidas, e, a partir daí, seguir para Cursos Técnicos, Faculdades ou Concursos públicos. Daí veio o nome do projeto: “PORTA ABERTA” – enfatiza Athayde.

A solução surgiu a partir da possibilidade de Certificação do Ensino Médio com base nos resultados do ENEM. O aluno precisa obter 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação para ter seu diploma. Para isso, deve se preparar bem, e é aí que entra a Eschola.com, com um curso completo, à distância, totalmente via internet, com todas as disciplinas do ensino médio, exercícios e simulados.

Em 2013, mais de 700.000 candidatos fizeram o ENEM com o objetivo de obter a Certificação.

O Diretor da agência BINDER, Flávio Cordeiro, diz que os parceiros têm interesse em manter esse projeto de forma permanente, beneficiando a cada ano mais e mais moradores das comunidades; para isso vão depender apenas do grau de apoio que obtiverem de patrocinadores.

As pré-inscrições para os candidatos poderão ser feitas a partir de quinta feira, 20/03, no endereço www.portaaberta.org. O acesso às aulas será liberado para os alunos a partir de 02/04.

CONTATOS:
CUFA – Central Única das Favelas – Camila Nascimento – 21 3613-0306 – camilanascimento@fholding.com.br

ESCHOLA.COM Educação a Distância – Paulo Milet – 21 9 9998-4945 – pmilet@eschola.com
BINDER – Agencia de Publicidade – Flavio Cordeiro – 21 9 9609-7613 – flavio@binder.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *