Conheça o novo recursos de definição de prazos em atividades!

Definição de prazos para entrega de atividades de alunos.

A escola desenvolve um importante papel na formação de seus alunos também no que diz respeito a responsabilidade. Assumir responsabilidades com prazos de entrega colabora efetivamente na formação de seus alunos.

Se na escola, docentes e estudantes têm prazos para entregas de notas e atividades, no EAD não é diferente. Ter acesso a informação de forma simples e prática sobre suas atividades a serem entregues movimenta o aluno no sentido de buscar cumprir a sua meta de estudo.

Para o aluno, os prazos são importantes para criar a rotina de estudos necessária. Sem saber quando deve entregar a atividade, a procrastinação pode tomar conta. Prazos com amplo volume de atividades para serem entregues também dificulta a gestão do tempo por parte do aluno e até do docente, já que o aluno tende a deixar tudo para fazer na última hora e assim acumula tanto para aluno como para professores.

Docentes, coordenação e gestão também precisam se adaptar nesta questão. Para professores e professoras isso significa deixar sempre claro quando seus alunos e suas alunas devem enviar o exercício ou trabalho e, se possível, o tempo de dedicação necessário/recomendado para a realização de cada tarefa.

Para ajudar a orientar professores, estudantes e famílias da melhor maneira, a DRM implementou novo recurso em sua plataforma de LMS que permitirá a definição de prazos de entrega para cada atividade/trabalho ou mesmo aula/curso. Assim o aluno conseguirá fragmentar suas entregas com o planejamento desenvolvido pelos professores. Para o sucesso do uso deste recurso, deixamos a seguir algumas dicas que podem potencializar o resultado.

Ao determinar o prazo de atividades, leve sempre em consideração todas as demais atividades que o aluno já tenha planejado, professores devem conversar entre si e negociarem os prazos de entrega para evitar o acumulo ou concorrência de atividades entre as disciplinas, afinal todo conhecimento é importante e fundamental e se não for bem planejado, naturalmente o aluno terá que diante de um acumulo de atividades definir o que priorizar, fazer ou não.

Existem basicamente 2 tipos de atividades, as atividades Síncronas e Assíncronas.

O momento assíncrono é aquele no qual professores(as) e estudantes não estão interagindo em tempo real na aula. São exemplos deste tipo de atividades os trabalhos escolares, solicitações de leituras complementares ou mesmo a entrega de vídeo-aulas gravadas.

O momento síncrono, por sua vez, é aquele no qual professores(as) e estudantes estão presentes na aula virtual e fazem trocas de dúvidas, explicam conteúdos e dividem experiências através de vídeo ou chat.

Para organizar os momentos síncronos e assíncronos, é necessário se colocar no lugar do aluno para se ter bem planejado o tempo necessário para cada atividade, lembrando de conciliar o volume de atividades com momentos de lazer e descanso de seus alunos. A integração de toda equipe, professores e alunos é fundamental. Portanto uma sugestão também é criar um conselho entre os alunos para ouvir e acompanhar o que estão achando do planejamento e fazer ajustes sempre serão necessários.

Comece hoje mesmo a planejar os prazos de entrega em seus cursos com mais este novo recurso. Confira o passo a passo de como implementar em nossa Central de Apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *