Antes de iniciar uma campanha de remarketing, é preciso entender que existem vários estágios entre o primeiro contato do usuário com a sua empresa até a decisão de compra.
Vamos a eles:
- Consciência: é quando o usuário pesquisa sobre o assunto mesmo sem ter a intenção de compra
- Consideração: quando está pensando em comprar
- Compra: quando efetua a compra em si
- Fidelização: quando a intenção é conquistar novas conversões futuras.
Então, você deve entender cada etapa para poder alcançar usuários e levá-los às próximas fases da jornada.
Pois bem, isto posto, vamos à prática.
Existem duas formas de fazer uma campanha de remarketing: no Google Ads ou no Facebook Ads (que também inclui o Instagram).
Isso porque as duas plataformas de gerenciamento de anúncios oferecem o código a ser incluído no site.
Explico melhor sobre cada uma delas a seguir:
- Formas de remarketing no Google Ads
Basicamente existem duas formas de fazer remarketing no Google Ads: na Rede de Display e na Rede de Pesquisa.
Saiba mais sobre cada uma delas:
Remarketing na Rede de Display
Rede de Display é um grupo de sites parceiros que dispõe de espaço para mídia online dentro de seus sites.
Então, também são espaços onde se pode divulgar banners para impactar determinados usuários – que estão na lista de remarketing.
O grande diferencial dessa opção é que oferece banners com imagens e tamanhos diferentes, ao contrário da Rede de Pesquisa, como explico a seguir.
Remarketing na Rede de Pesquisa
Na Rede de Pesquisa, só é possível criar anúncio no formato padrão e com texto limitado.
O que é Rede de Pesquisa?
A própria página de resultados, o que inclui, além do Google: Google Groups, Google Imagens, Google Maps, Google Shopping e sites de parceiros.
Já em relação a diferencial, o destaque da Rede de Pesquisa é que pega o usuário que está pesquisando novamente sobre um assunto no Google, aumentando as chances de conversão.
Enquanto isso, no Display, os anúncios são exibidos até quando ele não está com nenhum interesse nos produtos ou serviços anunciados.
- Como criar uma campanha de remarketing no Google
Criar uma campanha de remarketing na Rede de Pesquisa é um jeito de continuar a aparecer para o usuário que pesquisa um determinado assunto, em diferentes etapas da jornada de compra.
Veja como começar:
Instalando a tag do Google Ads (Pixel de remarketing)
Acesse o Google Ads e faça login na plataforma
Clique em Ferramentas e Configurações no menu superior, à direita e, em seguida, em Biblioteca Compartilhada e Gerenciador de públicos-alvo
Na barra à esquerda, é a vez de clicar em Origens de público-alvo e ver as possibilidades para criar listas de remarketing
Em Tag do Google Ads, clique em Configurar Tag
Para dar sequência, selecione os dados que deseja coletar através da tag, como dados padrão ou atributos específicos
Clique em Criar e Continuar
A tela de instalação deverá aparecer com a tag e snippet prontos para serem utilizados
Clique em concluído
Mais uma tela vai aparecer para confirmar o procedimento – clique mais uma vez em Concluído.
Criando uma lista de remarketing no Google Ads
Acesse o Google Ads, com login e senha e siga o mesmo passo a passo até entrar em Gerenciador de públicos-alvo
Então, clique em Listas de públicos-alvo
Agora, é só adicionar a lista de visitantes do site e incluir um nome para descrever essa lista de remarketing
Selecione um modelo no menu Membros da lista
Selecione também um conjunto de regras em Páginas visitadas
Inclua um valor para o número de visitantes que teve durante um período de tempo
Coloque ainda o tempo em que cada visitante deve ficar em sua lista
Se desejar, insira uma descrição sobre o público-alvo
Por último, é só clicar em Criar público-alvo e pronto! Crie quantas quiser.
- Estratégias de Remarketing para Rede de Pesquisa
Depois de entender como instalar o pixel de conversão e criar lista de remarketing no Google Ads, é a vez de pensar em estratégias.
Vou trazer dicas sobre elas agora.
Otimização de lances de palavras
A otimização de palavras-chave é indicada para capturar aqueles usuários que clicaram em um anúncio da campanha, mas não fizeram uma compra.
Ao aumentar o lance das palavras-chave da sua campanha no Google Ads, você tem mais chances de aparecer para o usuário da lista de retargeting. E levá-lo à conversão, é claro.
Diminuição de lances
A diminuição de lances é indicada para vendas complexas, quando um produto é comprado uma vez sem que uma nova conversão ocorra a curto prazo.
Ao reduzir o lance das palavras-chave, as chances de conversão diminuem, mas também os seus gastos com cliques nele.
Assim, os anúncios só são exibidos para potenciais compradores.
Customização do texto do anúncio
Consiste em fazer pequenos ajustes no texto dos anúncios para que chamem atenção do usuário quando aparecerem novamente para ele.
Palavras como “frete grátis” ou “desconto” podem funcionar muito bem, dependendo do caso.
- Mais formas de remarketing
Existem ainda outras três formas de fazer remarketing: Facebook, Instagram e a partir de afiliados.
Vamos conhecer todas elas?
O remarketing no Facebook lembra muito o da Rede de Display, pois os anúncios são exibidos dentro da rede social.
Podem aparecer na barra lateral ou no feed de notícias.
Já viu um anúncio de um produto que você quase comprou no Instagram? Está aí outro poderoso meio de se realizar campanhas de remarketing.
Remarketing para afiliados
O remarketing também pode ser aplicado para o trabalho como afiliado dentro do marketing de afiliados.
Veja algumas dicas de como usá-lo:
- Em uma página de captura com isca digital para enviar anúncios customizados, perguntando se o usuário gostou do conteúdo recebido e indicando outros
- Ao inserir um pixel de conversão em um post do seu blog e, posteriormente, criar anúncio específicos sobre o tema
- Ao colocar o pixel de conversão na página de captura para se comunicar com aquelas pessoas que acessaram ela, mas não deixaram seus dados e e-mail
Jason Dousseau
Consultor Educacional