13 Dicas de como captar alunos para escolas

É chegado o momento de tirar as dúvidas de quem quer ter ideias de marketing para escolas. Obviamente, a criatividade e a análise estratégica andam lado a lado em atividades digitais. Mas, para facilitar a sua vida, aqui vão algumas dicas para captar mais alunos para escolas particulares por meio de ações de marketing para escolas.

  1. Foque na satisfação de pais e alunos

Tantos os alunos quanto seus pais e responsáveis devem permanecer satisfeitos com a escola. O caminho para isso é um só: a comunicação. Por isso, vale muito a pena investir até mesmo em listas de WhatsApp e e-mails separadas. Afinal, ambos têm participação na escolha de permanência ou troca de instituição.

  1. Faça questionários de satisfação

Compreender as necessidades e desejos de seus clientes é um dos requisitos básicos no mundo do marketing. A pesquisa de mercado é a solução encontrada para tal. Realize-as com frequência para observar o comportamento de pais e estudantes.

  1. Ouça os estudantes

Por mais que os pais sejam os responsáveis pela escolha final, a opinião dos estudantes conta muito. A grande vantagem é que eles estão próximos, no dia a dia da escola. Portanto, dê voz a eles. Ouça suas sugestões, elogios e críticas para compreender quais são os pontos fortes e fracos da sua instituição.

  1. Use inbound marketing para escolas

O inbound marketing é a estratégia de maior eficácia no mundo digital. Ela agrega um grupo de táticas para atrair, converter, fechar negócios e reter clientes. Quando aplicada no setor da educação, não é diferente. Por meio dessa aliança, geram-se oportunidades e reduz-se o ciclo de vendas.

  1. Ofereça descontos e bolsas

Oferecer descontos e bolsas é uma das mais antigas táticas de marketing para escolas. Os descontos estimulam a decisão final e, quanto maior a duração do contrato, maior o abatimento.

  1. Compartilhe os resultados da escola

Os pais dos alunos não estão presentes no dia a dia para avaliar os serviços da escola. Por isso, só percebem a qualidade por meio de resultados. Compartilhe notas e conquistas dos alunos para mostrar a eles os frutos dos ensinamentos. E, também, para atrair a atenção de potenciais alunos para a escola.

  1. Comunique a missão da sua escola

Todo negócio tem uma missão, incluindo instituições de ensino. Deixe clara qual é a sua função para que, assim, pessoas com ideais semelhantes venham até você. Pode parecer uma ação simples, mas é muito mais simples manter satisfeito alguém cujo pensamento é alinhado.

  1. Invista na propaganda boca a boca

Apesar do foco nas estratégias digitais, o boca a boca ainda é muito importante para IEs. O estímulo a programas de recomendação é outra ação que pode se encaixar muito bem em suas ações de marketing.

  1. Faça uma matriz SWOT

A matriz SWOT é um dos mais conhecidos elementos do planejamento de marketing. Basicamente, ela aponta as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de um negócio. Ao colocar essas informações no papel, fica muito mais fácil traçar um caminho para a conquista dos objetivos.

  1. Determine a persona

O conceito de persona consiste na criação de um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. Ela serve como bússola para direcionar todas as ações de marketing de uma escola. No entanto, como o tomador de decisões nesse caso pode variar, muitas IEs optam pela construção de duas personas.

11. Promova eventos

Os eventos são uma ótima oportunidade para se aproximar dos alunos. Aqui gostaria de frisar a importância de abrir para não-estudantes. Ao permitir que chamem amigos, você está abrindo as portas para que outras pessoas considerem a contratação dos serviços da escola.

12. Compartilhe depoimentos de alunos

Vivemos em uma era na qual a opinião das pessoas conta muito. Um consumidor sempre busca referências antes de comprar um item ou contratar um serviço. Esse elemento é potencializado se levarmos em conta o poder da internet. Um simples usuário pode ter tanta influência quanto um órgão de imprensa. Por isso, estimule os depoimentos positivos de seus alunos. Crie promoções nas redes sociais, campanhas com participação dos estudantes e outras ações que tragam testemunhas reais sobre a sua instituição

  1. Faça campanha para rematrícula

As campanhas de rematrícula são bem-vindas no marketing para escolas. Elas funcionam muito bem quando aplicadas com antecedência, pois estimula o pagamento antecipado. Isso facilita a vida dos pais e incentiva a continuidade do contrato.

 

 

 

 

Jason Dousseau
Consultor Educacional

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