Encceja 2018

Encceja 2018, uma oportunidade de aproximação na comunidade e família.

Queremos colocar em pauta a importância do Exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos – Encceja – e sua abordagem em se aproximar mais da comunidade e família, além de orientar algumas informações para sua venda, pois acreditamos que isso seja uma nova oportunidade para aqueles que, por algum motivo não concluíram os estudos no Ensino Fundamental e Médio.

Acompanhe esse artigo e fique por dentro de todas as regras importantes para debater com a comunidade e clientes e oferecer esta nova oportunidade, além de algumas dicas.

 

Quem pode participar do Encceja 2018?

Inicialmente a prova é destinada para jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada, mas para se inscrever é preciso seguir algumas regras, como por exemplo:

  • Quem busca o certificado de conclusão do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do exame;
  • Quem busca o certificado de conclusão do ensino médio, é preciso ter, 18 (dezoito) anos ou mais;
  • Para ambas as provas, é preciso ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

Agora que você já sabe quem pode participar, vamos ver como funciona as provas do Encceja 2018.

O que vai cair nas provas do Encceja 2018?

Esse tipo de exame é composto por quatro provas, cada uma, contém 30 questões de múltipla escolha. Na nossa plataforma separamos cada área em uma carreira distintas, ou seja, uma para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio:

Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Importância do Certificado do Encceja 2018.

As pessoas que estão procurando uma oportunidade de trabalho, estão sofrendo muito pela falta de oportunidade por não possuir o certificado do Ensino Médio, e elas precisam do certificado. Contudo, é obvio que para isso é preciso resgatar os conhecimentos básicos aprendido no Ensino Médio ou Fundamental, por isso é importante despertar o objetivo de conhecimento nas pessoas e a importância de voltar a estudar.

Você sabia para algumas situações a renda esta diretamente relacionada ao nível de escolaridade de cada pessoa? Existem várias pesquisas que dizem isso, e percebemos isso na prática no dia a dia, quando o aluno que concluí o Ensino Médio realmente tem mais oportunidades, tem muito mais dedicação no seu trabalho, até para receber uma promoção, virar supervisor, entrar na faculdade e se qualificar, essa oportunidade volta sim ao favor de quem volta a estudar. Alias, todo mundo quer uma vida melhor e para isso o Encceja pode ajudar e muito as pessoas que não tiveram a chance lá atrás.

Com um pouco de tempo você também pode ajudar os novos alunos do Encceja a fazer um bom cronograma de estudo: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/aprenda-a-montar-um-cronograma-de-estudos-infalivel/.

Ou também, implementar o uso da Sala de Aula Invertida, abordado neste post.

Incentive essa pessoa voltar a estudar, a fazer o Encceja 2018, imagine o poder de transformação que você fará na vida dessa pessoa, no futuro do País.

Edital Encceja 2018 – Inscrições e Provas

No EDITAL Nº 15, DE 13 DE MARÇO DE 2018 EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS – ENCCEJA NACIONAL 2018, publicado no Diário Oficial da União, traz as seguintes informações:

As inscrições serão realizadas entre os dias 16/04 até as 23h59 do dia 27 do mesmo mês, horário oficial de Brasília. As provas do Encceja 2018 serão aplicadas em todas as unidades da Federação e ocorrerá no dia 5 de agosto de 2018, para os ensinos fundamental e médio. Para mais informações acesse o edital: https://goo.gl/oMzVS4

Principais dúvidas do público:

  • Pergunta: Preciso ter o certificado de ensino fundamental para fazer fazer a prova para obter o certificado do ensino médio?
    Resposta: Não é necessário ter o certificado do ensino fundamental para fazer a prova do ensino médio, é necessário apenas ter 18 anos.
  • Pergunta: Preciso pagar algum valor para fazer o Encceja?
    Resposta: Não, o Encceja é totalmente gratuito.

Materiais de apoio para divulgação:

– Apoio Escolar pacote – Encceja,
Vestibular e Concurso.

– Divulgação ENEM e Encceja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *