Como calcular o preço do curso em minha escola com sistema interativo ou em vendas a distância?

Existem basicamente duas formas de formar o preço, uma delas é baseada em um benchmarking e a outra pelo seu custo operacional. A primeira é mais simples, basta verificar qual o preço médio dos cursos profissionalizantes em sua região e transformando em um custo por hora comparar com seu curso e assim definir o preço, que pode ser a maior, igual ou menor que o de sua concorrência, dependendo do valor agregado que é oferecido por sua escola para justificar o seu preço junto ao seu público.

A segunda forma é baseada em seu custo, um valor aproximado pode ser calculado da seguinte forma:
15% impostos
30% pessoal (professores e secretaria)
20% custo de venda
10% aluguel
10% despesas operacionais administrativas como contador, água e luz

Restando 15% de lucro, o que pode aumentar dependendo da ocupação da escola, podendo diluir o custo de professores e secretaria com melhor ocupação da escola, elevando para até 30% o lucro bruto em média.

Ciente disso o próximo passo é definir seu ponto atual e onde deseja chegar e ciente que neste trajeto sua operação poderá ficar no vermelho até atingir uma ocupação mínima, também conhecido como ponto Q.

Uma ocupação mínima para manter uma escola está na ordem de 40% quando estará normalmente equilibrando receitas x despesas. Quando estará operando com um lucro na ordem de 15%, deverá ter uma ocupação em torno de 60% e para um lucro de 30% uma ocupação próxima de 80%.

A capacidade da escola para determinar sua atual ocupação e capacidade de atendimento dependerá da carga horária semanal que oferece. Se trabalhar com 2h por semana terá uma capacidade máxima em torno de 35 alunos por computador.

Mas existe um mundo novo, onde sua escola pode mesclar cursos presenciais e on line (EAD) abrindo novas possibilidades que explico melhor no vídeo a seguir, além de apresentar uma proposta de uma NOVA ESCOLA:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *